Visitas

domingo, 25 de outubro de 2009

O QUE É CULTURA?

Então, vou adiantar nossa definição sobre:
“Cultura é um conjunto de valores nos indivíduos de uma determinada sociedade, transmissíveis de forma não biológica“.

Claro que é uma síntese minimalizada ao extremo. O interessante, é que de pouco adianta para o entendimento ampliar essa definição. Como não é um tema de interesse generalizado, melhor mesmo é pensar: minha cultura é como penso e como sou.

Por exemplo: Herdamos dos indígenas o hábito do banho diário. Não sei no restante do mundo mas, no Brasil, banheiros são cômodos dos mais valorizados nas casas. Quando as famílias podem, neles investem percentagem significativa do orçamento da construção.

Outro exemplo: O quarto de empregada, é herança das senzalas. Essa, não é difícil ambientar, pela história. Escravas foram se tornando mucamas de confiança das matronas, as amas, das senhorinhas e gradualmente, iam sendo alojadas mais próximas de seus aposentos. Tão próximas, que chegavam a dormir ao rés de suas camas.

Como podem ver, as mutações foram se sucedendo até chegar aos contornos atuais. Assim somos e tais incrementos em nosso jeito de ser e estas ficam, definitivamente, agregados. E muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário