Visitas

sábado, 28 de novembro de 2009

PROJETO " PATATIVA ENCANTA EM TODO CANTO"



CAMINHÃO PATATIVA DO ASSARÉ
Projeto “ Patativa Encanta em todo Canto”O caminhão estará em Meruoca nos dias 11 e 12 de dezembro. O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura-Secult, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré que em parceria com a Prefeitura Municipal de Meruoca através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, traz ao município o caminhão do Patativa do Assaré.
Em cada município, o caminhão baú passa cerca de dois dias, aberto a população para visitas gratuitas, com mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré que, em 2009, completaria 100 anos. No caminhão adaptado, a população de tem acesso gratuito a vida e obra de Patativa do Assaré, conhecendo a sua discografia, bibliografia e filmografia completa. Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Até o final de 2009, o caminhão do Patativa percorrerá 95 municípios do Ceará.
Em cada município, o caminhão báu passa dois dias, aberto a população para visitas gratuitas, com mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré que, em 2009, completaria 100 anos.
Quem é - Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário