Visitas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

V Festival de Reisados de Meruoca movimenta Meruoca





A Prefeitura de Meruoca - Secretaria de Cultura, com o apoio da Fundação de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo - FUNCELT abriu, com chave de ouro, o ano cultural do município de Meruoca, com a realização, no dia 1º de fevereiro, do V Festival de Reisados de Meruoca. O V Festival é uma mostra não-competitiva dos grupos de reisados da Serra da Meruoca e, este ano, contou com a participação do grupo Encantado Boi e Cia. de Sobral   a participação de grupos de Sobral.
Três grupos infantis da sede de Meruoca abriram a noite de festa e, logo depois os grupos Pé-quente (São Vicente), Boi Surubim (Sede de Meruoca), Encantado Boi e Cia. (Sobral), Luar da Serra (Palestina), Boi Estrela (Socorro), Mangangá (Anil) e Estrela da Serra (Boa Vista) fizeram um verdadeiro tributo à arte e á cultura.
Este projeto consolida-se como um dos grandes momentos da cultura em Meruoca. Iniciado em 2009, o festival de reisados já mobiliza grupos de toda a Serra da Meruoca e sempre reúne uma multidão para conferir o espetáculo. O diretor do departamento de Cultura de Meruoca, Augusto Cesar, ressalta a importância da promoção do acesso: “Temos um número bom de grupos de reisados em Meruoca e este é o momento em que a comunidade pode conferir de perto o belo trabalho de cada um, que trabalha incessantemente, e os parabenizo por isso, para a preservação da cultura na região. Ver esta praça lotada e as pessoas se divertindo, nos deixa muito satisfeitos”
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Flávia Santos, avaliou positivamente o projeto: “O que Meruoca contemplou foi uma festa organizada e bonita. Parabenizo e agradeço a participação de cada grupo, que abrilhantou este espetáculo. Agradeço também a presença de cada uma das pessoas que saíram de suas casas pra vir conferir o festival. Obrigado mesmo”
A Secretaria de cultura disponibilizou para cada grupo uma ajuda de custo e, ao final, todos levaram pra casa um troféu. Depois da apresentação individual, todos os reisados dançaram juntos, encerrando assim, o V Festival de reisados de Meruoca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário