Visitas

domingo, 26 de setembro de 2010

Cine Meruoca exibe "Os narradores de Javé"


Um grande sucesso do cinema nacional será exibido neste domingo, dia 26 de setembro, no Cine Meruoca...trata-se do filme "Os narradores de Javé", com Matheus Nachtergaele, Henrique Lisboa, Silvia Leblon e muito mais. O longo é dirigido pela cineasta Eliane Caffé.


Sinopse:
Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação. Se até hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa deverá agora ser executada pelos próprios habitantes. Como a maioria dos moradores de Javé são bons contadores de histórias, mas mal sabem escrever o próprio nome, é necessário conseguir um escrivão à altura de tal empreendimento. É designado o nome de Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado que sabe escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo. Uma tarefa difícil porque nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as versões, deverá prevalecer na memória do povoado. Na construção deste dossiê, inicia-se um duelo poético entre os contadores que disputam com suas histórias - muitas vezes fantásticas e lendárias - o direito de permanecerem no patrimônio de Javé.

O cine Meruoca funciona no auditório do complexo múltiplo-uso - Centro de Meruoca, todos os domingos, a partir das 20:15 - entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário