Visitas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia 20 de novembro - Lançamento dos sete filmes do Projeto "Meruoca - Iniciação ao audiovisual"

Meruoca vem despontando nos últimos anos como um pólo cultural na região Norte do Estado do Ceará, não só pelos grandes eventos, como festivais juninos ou mesmo o Festival de inverno, que caminha em 2011 para a sua 8ª edição ininterrupta, mas por se trabalhar a questão da formação em áreas como o artesanato e recentemente a audiovisual.

CURSO DE AUDIOVISUAL
O Projeto "Meruoca - Iniciação ao audiovisual", que conta com o apoio da Prefeitura de Meruoca, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, foi aprovado no VII Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará e está engajando 25 jovens do município.
Como um dos resultados do curso já temos sete curtas-smetragens, sendo um deles uma animação (stop motion). No dia 20 de novembro - sábado - estaremos lançando estes filmes para a comunidade, no auditório José Mendes - Complexo Múltiplo-Uso, 2° Piso - onde funciona o Cine Meruoca. Desde já, sintam-se todos convidados (entrada franca).
Do projeto resultará também um núcleo de produção audiovisual. O interesse e curiosidade despertados no curso, são um grande impulso para que o grupo não se desfaça após o término do projeto. O interessante é justamente que estes jovens caminhem com as próprias pernas e comecem a ver formas de financiamento para seus projetos e, principalmente, pensem. Pensem novas formas de trabalho, pensem de maneira crítica acerca desta "nova" tendência: o audiovisual.

OS FILMES

Os filmes a serem exibidos são:

O Telefone
Imagem Turva
Pássaro Negro
Claustro
Devolva Minha Aliança
Era Uma Vez
Objetivo: Amor

O CURSO CONTINUA

Vale ressaltar que o curso não acabou. Em dezembro as aulas retornam com o tema: Leis de incentivo, abordagens cruciais para quem pensa em militar na área da cultura. haverá também um aprofundamento do tema fotografia de cinema e oficinas voltadas aos direitos autorais.
A coordenação do curso prevê que o curso estenda-se até janeiro de 2011.

AGRADECIMENTOS

À Prefeitura de Meruoca - Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, pelo apoio.
Ao Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura, pelo apoio cultural.
Aos instrutores Kiko Alves, Carlinhos Neto, Eusebio Zloccowic, Condessa e Eudes Freitas, que, com destreza, ministraram o curso.
A todas as pessoas que contribuiram de alguma forma: atuando nos filmes, cedendo espaços, etc.

MATÉRIA NO JORNAL

Uma matéria de meia página sobre o projeto será veiculada ao jornal correio da semana na tiragem deste sábado (dia 13 de novembro)

Acompanhe mais notícia do projeto neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário