Visitas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011



Roberto Galvão
O curso de audiovisual de Meruoca retorna nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, com a presença do grande artista plástico cearense, reconhecido mundialmente, Roberto Galvão (foto à direita). Os participantes terão a oportunidade de trocar idéias sobre estética artística com este grande nome da cultura brasileira.
Eudes Freitas
   A partir de sábado, o fotógrafo Eudes Freitas (foto à esquerda), profissional vinculado à Vila das Artes (Fortaleza), retomará o tema fotografia de cinema, abordado em 2010 pelo mesmo e que será aprofundado durante quatro dias (sábado – 22/01 a terça – 25/01).
   Com estas oficinas o projeto conclui suas atividades, pelo menos no âmbito da proposta inicial, apoiada pelo Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura e Prefeitura de Meruoca – Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. Isto porque o grupo participante do curso não se diluirá ao término deste. A proposta é que se monte um núcleo de produção audiovisual no município.
   O projeto “Meruoca – Iniciação ao audiovisual”, obteve como resultado a formação básica de 25 jovens de Meruoca e a produção de sete curtas-metragens, além de dinamizar o processo de acesso aos fazeres artístico-culturais contemporâneos na região. A coordenação do projeto agradece a parceria de todos.


Roberto Galvão é bacharel em História, com mestrado em História Social, na Universidade Federal do Ceará. Como artista participou de exposições em cidades do Brasil, Alemanha, Argentina, Bulgária, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Polônia, Portugal e Uruguai.
Desde 1984 escreve artigos sobre artes plásticas em jornais e revistas de Fortaleza. Em 1985 publica o seu primeiro livro: "Chico da Silva e a Escola do Pirambu". Desde então publicou vários livros onde destacamos "Cinco Mestres Xilógrafos e Arte Tremembé", ambos de 2005; "Aracati: Labirintos de Sonho e Luz", em 2006; e "Escola Invisível", em 2008. Em 1994, inicia a publicação semanal de artigos no jornal "O Povo", onde permanece escrevendo sobre artes plásticas até o final de 2000, no caderno Vida&Arte. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).



Eudes Freitas é fotógrafo, tendo participado da produção de vários trabalhos, entre os quais podemos citar: Vídeo dança San Pedro, vídeos institucionais para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, documentário para agência danfoss (ALEMANHA), curta: o regresso de Ulisses; longa metragem: o grão; e vídeo dança: o caminho das mãos vazias
Ministra cursos na casa Alpendre (Fortaleza) e trabalha atualmente no núcleo de produção da Vila das Artes, também na capital cearense.

MERUOCA – INICIAÇÃO AO AUDIOVISUAL
APOIO: PREFEITURA DE MERUOCA – SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE E JUVENTUDE
APOIO CULTURAL: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ – SECRETARIA DA CULTURA

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário