Visitas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PONTO DE CULTURA EM MERUOCA




Meruoca tem despontado nos últimos anos como um verdadeiro pólo cultural, um bojo onde as diferentes linguagens se encontram num processo de fruição por parte da comunidade e fomento por parte do Estado, que na esfera municipal não tem sido omisso ao mesmo tempo em que tem trabalhado para combater o dirigismo cultural e paternalismo. Neste teor, a sociedade civil aparece como protagonista das políticas públicas de cultura.
Tendo esta visão é que a Secretaria de Cultura, Turismo, esporte e Juventude de Meruoca tem se empenhado, para que seja praticada uma política de continuidade, que independa das afinidades pessoais dos gestores e que garanta uma sustentabilidade das ações iniciativas culturais.
Os pontos de cultura são, inegavelmente, ferramentas poderosas nesta batalha pela sustentabilidade e é com grande alegria que comunicamos a comunidade local que Meruoca, por meio da Associação Comunitária São José, foi contemplada no II Edital Pontos de Cultura do Estado do Ceará, com o projeto Cores do saber: fontes do ser, iniciativa que trabalhará durante três anos com a formação artística em dança, teatro e música e será um espaço onde as potencialidades artísticas locais poderão ser trabalhadas. Um verdadeiro ponto de apoio para nossos artistas e sociedade em geral, ansiosos pelo fortalecimento daquilo que permeia o seu cotidiano e que torna sua vida tão significativa: a arte e a cultura.
Os Pontos de Cultura nasceram justamente da necessidade de articulação entre as diversas linguagens de saberes do povo brasileiro e desde seu surgimento tem trazido muitos benefícios para aqueles que dele fazem usufruto. Em 2011, uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará garantiu a implementação de mais 100 Pontos de Cultura por todo o território estadual, via edital público e Meruoca teve um projeto classificado (cores do saber: fontes do ser), além de um classificável (ponto de cultura em Meruoca – Leruá), proposto pela Associação Comunitária Santa Terezinha.
Agora a iniciativa parte para os trâmites burocráticos que envolvem convênios, contratos e muitos outros detalhes imprescindíveis à realização do projeto e, brevemente, estaremos divulgando mais detalhes de como se darão as ações de fato da proposta.
A associação Comunitária São José aprovou ainda o projeto “Banda de Música Itinerante”, no III Edital de Mecenas do Ceará. Este trabalhará com o fortalecimento e divulgação da banda de música de Meruoca na região norte do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário