Visitas

terça-feira, 20 de abril de 2010

CIA. DE TEATRO DE MERUOCA ESTÁ REMONTANDO O ESPETÁCULO "A CRUZ DA ROMANA", QUE EM 2001 E 2002 EMOCIONOU MULTIDÕES




No congresso brasileiro de turismo em 2001 e 2002, realizado no centro de convenções Edson Queiroz, na cidade de Fortaleza/Ce, um grupo formado por cerca de vinte e cinco adolescentes conseguiu arrancar lágrimas de pessoas de todas as regiões do país, que se reuniram em um tablado montado em meio às barracas expositivas, que serviu de palco para a encenação do espetáculo "A Cruz da Romana".
Os adolescentes eram da cidade de Meruoca/Ce e a história é baseada em fatos. Sim, fatos...Romana realmente existiu e hoje em dia existe uma igreja construída pela iniciativa privada próximo ao local onde antigamente só haviam três cruzes (foto). Mensalmente é realizada uma missa no lugar (Sítio São Braz - Meruoca)
Com apoio da prefeitura de Meruoca – Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, a Cia. de Teatro de Meruoca - CTM irá remontar a peça e encená-la no segundo semestre de 2010 (estréia prevista para julho/2010). O calendário das apresentações será posteriormente divulgado neste blog.
A esta altura, cremos que o leitor deve estar curioso para saber algo mais sobre a Romana. Vamos falar só um pouquinho, afinal, queremos que vocês vejam a peça.
Romana viveu no século XVIII e era a filha bastarda de um fazendeiro português com uma escrava africana. Isso era bem comum na época. Ela tinha duas características: Era bastante bonita e “pura”. Bom, acho desnecessário definir o conceito de pureza para a época.
O problema é que um escravo chamado João não parecia se importar com isso e tenta...em fim, dá pra imaginar que ele tenta cortejá-la. O patrão não gostou nada da idéia e...Ok, agora deixemos que a peça diga o restante. Contudo, outros personagens tem participação efetiva no enredo. Este tem muitas viradas e tornam a história empolgante.
Felizes com o sucesso da X paixão de Cristo de Meruoca (dia 03/04/2010 – Meruoca e dia 10/04/2010 – Sítio Mato Grosso), os meninos e meninas da CTM iniciarão os ensaios do novo espetáculo no início de maio/2010.

"Só há uma grande dúvida...a CTM ainda não decidiu se fará uma peça de rua ou de palco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário