Visitas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MERUOCA GANHA SELO DE RESPONSABILIDADE CULTURAL





O trabalho desenvolvido pelo município de Meruoca no âmbito das ações culturais no ano de 2009 lhe conferiu o SELO DE RESPONSABILIDADE CULTURAL, prêmio de reconhecimento concedido pelo Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura a empresas públicas e privadas de todo o território estadual, que contribuíram para a ascensão das políticas públicas de fomento às atividades de teor cultural.

ao todo, foram 45 contemplados. Lista completa no site: www.secult.ce.gov.br - LINK EDITAIS.

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Meruoca ressalta a importância do prêmio dada a limitação de recursos para a cultura nos âmbitos nacional, estadual e federal. Municípios pequenos, como é o caso de Meruoca têm ainda mais dificuldade de desenvolver suas ações.

Para minimizar, entretanto, estas "desigualdades de acesso ao financiamento cultural" existem os editais tanto do Governo do Estado do Ceará - SECULT, quanto do Governo Federal do Brasil - Ministério da Cultura (MinC), além de instituições privadas que trabalham nesta dinâmica, como é o caso do Banco do Nordeste - BNB.

A Prefeitura de Meruoca, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude conseguiu em 2009 realizar diversas ações através de editais que conseguiu vencer, como o edital da SECULT Ceará das Paixões 2009 - Projeto IX Paixão de Cristo de 2009 - A Emoção continua e o edital do BNB - Projeto I Festival de Bumba-Meu-Boi Itinerante da Serra da Meruoca. Projetos de orçamentos maiores como o Festival de Inverno de Meruoca (que caminha em 2010 para a sétima edição consecutiva) encontram seu financiamento por meio das leis de incentivo (O festival foi aprovado na Rouanet) e através de patrocínio direto de instituições públicas, como o Ministério do Turismo, Governo do Estado do Ceará. (É válido lembrar a importante ajuda também do BNB e de órgãos como SESC, SENAI e SEBRAE)

Ressalta-se ainda que inúmeras ações e projetos são desenvolvidos com recursos oriundos unicamente do tesouro municipal, o que evidencia o interesse do governo municipal de Meruoca pela cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário